Apresentação

Instituto Augusto Boal tem o prazer de apresentar o banco de dados do acervo Augusto Boal, que reúne documentos sobre a sua trajetória. O banco tem como principal objetivo difundir o pensamento de Boal, viabilizando publicações, estudos e reflexões sobre as diversas vertentes da cultura brasileira presentes em sua obra teatral e literária. Tendo em vista o caráter revolucionário das propostas de Boal, bem como sua militância por meio do uso de técnicas teatrais, o acesso ao acervo permitirá diversas interpretações e contribuições a projetos de natureza política e social.

O acervo é constituído de textos teatrais, recortes de jornais e revistas, programas e cartazes de peças, fotografias, desenhos, fitas de áudio e de vídeo, perfazendo um total de, aproximadamente, 10 mil documentos.

Esse universo documental, de interesse para os pesquisadores da área de teatro e da cultura brasileira em geral, vem sendo organizado e disponibilizado em grandes conjuntos documentais que denominamos séries, obedecendo a dois critérios – temático e tipológico. As séries temáticas acompanham a trajetória de Boal e estão em ordem cronológica. São ela: Infância e Juventude; Arena; Exílio; Retorno ao Brasil; Câmara Municipal do Rio de Janeiro e Teatro do Oprimido. Dentro de cada série os documentos também estão ordenados cronologicamente.

São quatro as séries tipológicas do acervo – jornais e revistas; produção intelectual; produção intelectual de terceiros e correspondência. Com exceção dos jornais e revistas, as demais séries são organizadas alfabeticamente. A correspondência do acervo foi doada ao Instituto Moreira Sales e  será disponibilizada  através do site dessa instituição.

Os códigos de localização dos documentos são constituídos por letras e números organizados da seguinte forma:

Inicial do titular – AB (Augusto Boal)

Inicial da série, seguida das iniciais do título da peça em maiúsculas

Inicial do tipo documental em minúscula

Numeração sequencial dentro das peças

 

Exemplo: AB.EMt.004

AB (Augusto Boal). EMt (Exílio; Murro em Ponta de Faca; textual).004(quarto documento da peça)”

 

Nesse primeiro momento estão sendo  disponibilizadas para pesquisa online as série ARENA, EXÍLIO; RETORNO AO BRASIL; JORNAIS E REVISTAS; PRODUÇÃO INTELECTUAL; E PRODUÇÃO INTELECTUAL DE TERCEIROS.

 

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO GERAL

Cecília Boal

 

CATALOGAÇÃO E INDEXAÇÃO

Célia Costa (coordenação)

Charlyne Scaldini, Anita Ayres Gomes e Thaís Paiva (equipe)

 

DIGITALIZAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS

Francisco Costa

Fabian Boal

 

DIGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS TEXTUAIS

Pablo Hernandez Basulto

Alexandre Behnken

Anita Ayres Gomes

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL

Ana Montenegro

 

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA

Primeira versão – Cerne Sistemas
Versão atual – assisdesign

 

AGRADECIMENTOS

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Departamento de Letras

Fundação Nacional de Artes (FUNARTE)

Serviço Social do Comércio (SESC)

 

Todos os esforços foram feitos para localizar os detentores de direitos autorais e de imagem dos documentos expostos. Caso encontre algum documento cuja utilização não tenha sido devidamente regularizada, solicitamos notificar a equipe do Instituto Augusto Boal, por meio do email instituto@augustoboal.com.br